Skip links

Alessandro Molon vai liderar grupo contra taxação da internet

Molon será o diretor-executivo da Aliança pela Internet Aberta, que será lançada na quarta-feira (6/12) em Brasília

O ex-deputado Alessandro Molon será o diretor-executivo da Aliança pela Internet Aberta, grupo que reúne 15 associações e empresas de setores como educação, saúde, tecnologia, entretenimento e comunicação, e que pretende participar do debate sobre a proposta de criação de uma taxa de internet no Brasil.

A Aliança, que será lançada na quarta-feira (6/12) em Brasília, pretende convencer contra a criação de uma taxa, defendida pelas grandes empresas de telecomunicações, a ser paga por provedoras de conteúdo e serviços que usam tráfego de dados.

A taxa tem sido contestada em outros países. O corpo europeu de reguladores de telecomunicações (Berec, na sigla em inglês) recentemente alertou para os potenciais danos aos consumidores e à inovação na internet. Na Bélgica, a proposta foi rejeitada em novembro.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que abrirá uma consulta pública sobre o tema.
Molon estará à frente das contribuições da Aliança, que pretende criar estudos de impacto da nova medida.

Quando era deputado federal, ele foi o relator do Marco Civil na Internet, legislação que consolidou os princípios da rede no Brasil, incluindo a chamada neutralidade, que consiste em garantir uma internet aberta a todos os usuários, sem distinção, o que está em risco com a eventual criação dessa taxa.

Via: Metrópoles

This website uses cookies to improve your web experience.